Abono salarial Caixa Tem: conheça as formas de recebimento

Uma das novidades deste ano é o abono salarial Caixa Tem. O governo federal juntamente com a Caixa Econômica Federal decidiram antecipar o pagamento do abono salarial 2020/2021. Mais de 7,5 milhões de trabalhadores terão direito a sacar o benefício nessa etapa do calendário, colocando em movimento mais de R$ 5,9 bilhões, podendo ser um desafogo para nossa economia.

A antecipação do pagamento fez com que os trabalhadores nascidos em maio e junho que só receberiam o benefício a partir de 17 março, passassem a receber o mesmo juntamente com os nascidos em março e abril. Os valores poderão ser movimentados através do aplicativo Caixa Tem.

Existem 105 milhões de brasileiros com acesso ao aplicativo Caixa Tem, mostrando que seu lançamento foi um grande sucesso. O app oferece diversas funcionalidades e serviços bancários. Até mesmo permite ao usuário enviar e receber Pix.

Também é possível fazer as tradicionais transações financeiras como transferências e depósitos de valores. Tendo recursos na conta é possível utilizar um cartão de débito virtual para fazer compras inclusive. E agora é possível também receber o abono salarial Caixa Tem.

A união da tecnologia com as formas tradicionais de recebimento de dinheiro é uma boa alternativa. Pois, sempre reclamamos muito de filas em bancos, afinal é algo muito chato e nos faz perder tempo. Logo, o pagamento dos benefícios passar a ser realizado pelos aplicativos será uma alternativa para reduzir as filas.

Leia também:

Empréstimo Caixa Tem: confira como funciona esse novo empréstimo

Haverá Renovação do Auxílio Emergencial em 2021?

Prorrogação do Auxílio Emergencial em 2021: Vai Sair?

Formas de recebimento do Abono salarial Caixa Tem

Clientes que possuem conta na Caixa, e nasceram no mês de março, abril, maio ou junho, já podem movimentar os valores utilizando os seus cartões da conta. Ou se preferir podem usar o Internet Banking Caixa através do celular ou computador.

Os indivíduos que não possuem nenhuma conta na caixa, tiveram contas abertas de forma automática e gratuitas. São contas poupança social digital, que podem ser gerenciadas através do aplicativo Caixa Tem.

Em alguns casos, quando o valor do abono salarial não pode ser creditado em uma conta existente ou em uma conta poupança social digital, o indivíduo pode realizar o saque do valor com Cartão Cidadão e sua senha. O procedimento pode ser feito desde o dia 11 de fevereiro em: terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e nos Correspondentes CAIXA Aqui, além das agências.

No entanto, não esqueça de sacar o valor, ele pode ser sacado até o dia 30 de junho de 2021. Ao longo de todo o ano, a Caixa Econômica Federal irá disponibilizar R$ 17 bilhões em pagamento para os mais de 22,2 milhões de trabalhadores. O que deve dar uma incentivada na nossa economia que foi enfraquecida pela pandemia.

Quem tem direito?

As pessoas que podem receber o abono salarial esse ano são os trabalhadores que estão inscritos no PIS há pelo menos cinco anos. E que tenham trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2019, possuindo uma remuneração mensal média de até 2 salários mínimos.

Em suma, é solicitado também que os dados tenham sido informados de maneira correta pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou eSocial, conforme a categoria da empresa. Só estando dentro desses requisitos que você pode ter direito a receber o abono salarial Caixa Tem.

É válido ressaltar que só recebem o benefício através da Caixa aqueles trabalhadores que são vinculados às entidades ou empresas privadas. Quem trabalha no setor público possui inscrição Pasep e assim acabam recebendo o benefício através do Banco do Brasil.

Inclusão financeira e digital

Em 2020, a Caixa Econômica Federal abriu cerca de 105 milhões de contas poupança social digital, para serem utilizadas através do aplicativo Caixa Tem. Com isso foi promovida a inclusão social e financeira, permitindo que 35 milhões de brasileiros que nunca tiveram contas em banco tenham a sua primeira.

As contas foram abertas de maneira emergencial para que pudessem ser pagos os benefícios como o auxílio emergencial. Que foi uma medida utilizada pelo governo para tentar diminuir os impactos causados pela pandemia.

No entanto, a partir de 22 de outubro de 2020 o governo e a Caixa passaram a utilizar o app para realizar o pagamento de diversos outros benefícios sociais e também previdenciários. Ele já está sendo utilizado para pagar coisas como o Saque Emergencial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm).

Aliás, outro benefício que chegou recentemente ao Caixa Tem foi o Bolsa Família, que desde de dezembro de 2020 tem sido migrado para o app. É esperado que todos os beneficiários do programa possam receber o benefício pelo aplicativo até o final de março.

Logo é tendência que assim como o abono salarial Caixa Tem, os demais benefícios também venham a ser passados para serem pagos pelo aplicativos. Pois, é uma medida interessante para reduzir as infernais filas de bancos, principalmente em tempos de pandemia.

Deixe um comentário